domingo, 5 de dezembro de 2010

Parque da Luz e PINACOTECA

Na primeira quinta-feira de dezembro deste ano, tive compromisso pela manha e como o meu expediente no trabalho só inicia às 15h, estava eu com uma manha e parte da tarde livre... Fiz algumas ligações, mas meus amigos estavam atarefados. Fiquei pensando: “o que fazer para matar o tempo?” O difícil mesmo seria decidir, porque estando em São Paulo são diversas as opções. Estava na Armênia, pensei em ir ao Parque da Juventude. No entanto, optei por ir a Pinacoteca!

Cheguei cedo, como abria somente às 10h fiquei dando uma volta pelo Parque da Luz, localizado ao lado da Pinacoteca. Este é o jardim publico mais antigo da cidade de São Paulo, inaugurado em 1825. Através de grandes “banners”, localizados dentro do parque com textos e fotos, os visitantes conhecem a história e transformações do parque que nasceu para ser jardim botânico e passou por tempos glória e deterioração.

A Pinacoteca abriu suas portas para visitação às 10h e fui me deslumbrar com o primeiro museu de São Paulo, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1895. Seu acervo tem obras de Almeida Junior, Antonio Rocco, Auguste Rodin, entre outros. Além das belíssimas telas, esculturas e fotografias, a própria arquitetura do lugar é uma beleza singular.

Vale a pena conferir, até porque a Pinacoteca fica pertinho de mais três museus: a Estação Pinacoteca, o Memorial da Resistência de São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa. Toda essa região ainda possuí a Estação da Luz, que com o prédio restaurado, tem um magnífica estrutura... Enfim é um ótimo circuito para quem deseja fazer um passeio cultural em São Paulo.



-------------------------------------
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 São Paulo, SP
Tel. 55 11 3324-1000
www.pinacoteca.org.br

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Referências:
http://www.pinacoteca.org.br/
http://www.sampa.art.br/parques/jardim_daluz.php
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/o-que-visitar/pontos-turisticos/217-pinacoteca-do-estado

Imagens:
http://static.flickr.com/47/155191383_948f12aef1.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8At9SiHhrR3Ap85ByiGOiWbMqDwCsi8sXYadyh8YMYTqEN2UkNaD8KXxRZgg8xC30uoL8t1fEgY7ICwvZUY5O57XYc6fBZohk-uuDVfVuRPwqH6yXJUzkZRb22ec_tZIwzpkGJ_nBx4M/s400/PARQUE+DA+LUZ+SP.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração