Livros




CAPITÃES DA AREIA, JORGE AMADO

Sem duvida diversos comentários, análises e reflexões já foram feitas sobre o texto Capitães da Areia, esse romance de Jorge Amado é como um novo mundo, dá margens para diversos outros textos. Minha intenção não é de forma nenhuma analisar o texto, mas falar de minha experiência pessoal com os meninos dessa Bahia.






 MAR MORTO, JORGE AMADO

O texto de Jorge Amado é deliciosamente descritivo. O leitor ouve o barulho do mar, sente o seu gosto, seu cheiro e quase pode jurar fazer parte da turma de Guma. Não há dúvidas que o mar e sua esposa Janaina (Iemanjá) são integrantes essenciais desta obra. “O mar é belo e é terrível. O mar é livre, dizem, e livre são os que vivem nele”

continue lendo...




 TENDA DOS MILAGRES, JORGE AMADO

O romance de Jorge Amado é de narrado em duas épocas, uma contemporânea ao forte protagonista Archanjo e outra cem anos após o seu nascimento. “A Tenda dos Milagres é uma espécie de senado, a reunir os notáveis da pobreza, assembléia numerosa e essencial. Ali se encontram e dialogam ialorixás, babalaôs, letrados, santeiros, cantadores, passistas, mestres de capoeiras, mestres de arte e ofícios, cada qual com seu merecimento”.




COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ, ORG. HENRIQUE RODRIGUES


O livro é uma homenagem à banda que se tornou uma das mais influentes de sua época no cenário da musica nacional: Legião Urbana.
Como se não houvesse amanhã trás 20 contos inspirados em músicas da Legião. “A tristeza doce, a indignação social, as aproximações e distanciamentos entre as pessoas, a sobrevivência urgente do amor...





CRIME E CASTIGO, FIÓDOR DOSTOIÉVSKI


Crime e Castigo narra a incrível história de Raskólnikov, estudante miserável de São Petersburgo. Incrível não no sentido “heróico”, em que opõem terríveis vilões a santíssimos mocinhos, mas o que surpreende no romance é o estilo de Dostoievski de dessecar a alma humana, como faz com seu anti-herói.






MEMÓRIAS DA CASA DOS MORTOS, FIÓDOR DOSTOIÉVSKI


O texto narra a história de Alieksandr Pietróvitch. Descobrem os manuscritos do ex-condenado em que ele conta sua vida na prisão. Pietróvitch descreve desde suas primeiras impressões do cárcere, na Sibéria, até a personalidade de diversos companheiros. “... todos tinham a sua história, turva e densa como os vapores da bruma vespertina”.





O HOBBIT, J.R.R. TOLKIEN


O livro trás uma história incrivelmente desenhada que comporta no seu interior diversas outras aventuras. Literalmente o Hobbit é um ‘novo mundo’ que dá vazão para imaginar diversos contos. O autor consegue magistralmente imprimir nos seus personagens o que há de intrínseco na alma humana, ele avança para águas mais profundas, deixando para trás o superficial e criando personagens sensíveis.







O SENHOR DOS ANÉIS, J.R.R. TOLKIEN

A história narrada nessa obra é sequência dos dias descritos em O Hobbit. A Sociedade do Anel é a primeira parte da trilogia O Senhor dos Anéis que conta sobre o fim da terceira era da Terra-média.
Frodo recebe de herança o Um Anel de seu tio Bilbo Bolseiro (conquistado em O Hobbit) e descobre... 






O PRIMO BASÍLIO, EÇA DE QUEIRÓS


O Primo Basílio é um clássico da literatura mundial. Escrito por Eça de Queirós no século XIX, o livro rasga uma dura crítica pública a uma das instituições mais sólidas da época, o casamento.

A obra narra personagens densos e mesmo tendo como um dos temas principais o adultério, comum em nossas narrativas atuais, ainda surpreende com o desenrolar dos fatos. 






CEM ANOS DE SOLIDÃO, GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

Cem Anos de Solidão é o romance do colombiano Gabriel García Márquez (vencedor do Nobel de 1982). O livro narra a saga dos Buendía, uma linhagem fadada à solidão.

“A necessidade de se sentir triste ia se transformando num vicio a medida que os anos a devastavam. Humanizou-se na solidão”.

A história é contada na fictícia cidade de Macondo...






O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA, GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

Não há outra classificação para a obra de Gabriel Gárcia Márquez do que: história de amor. O livro é o testemunho de um amor solitário que levou Florentino Ariza a gastar uma vida esperando, envolvido com o seu plano de amor. “... esperava aquele dia como ninguém teria esperado nada nem ninguém...

continue lendo...





MEMÓRIAS DE MINHAS PUTAS TRISTES, GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ


Memória de minhas putas tristes, publicado em 2004, é a maturidade de um tratado que Gabriel García Márquez iniciou em O amor nos tempos do cólera, um tratado sobre a velhice. “... se envelhece mais e pior nos retratos que na realidade”.

Na verdade, o tratado de Gabriel é sobre o amor a qualquer idade, também na...






ASSASSINATOS NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, JÔ SOARES

Um assassino ameaça os imortais da academia, o que inicia como ficção dentro da narrativa torna-se realidade e o comissário Machado Machado se vê diante de um misterioso caso.

A história acontece na cidade do Rio de Janeiro em 1924. O autor, Jô Soares, mistura personagens históricos com...

continue lendo...





PORNOPOLÍTICA, ARNALDO JABOR

O livro foi publicado em 2006 e pela sua característica de relato contemporâneo não havia como fugir das mazelas da época, adornadas com as mazelas de sempre. “Os miseráveis nos desgostam porque são a prova de nosso fracasso”, afirma o autor em determinado ponto da reflexão.
A crônica brasileira de Jabor, além de orbitar entre políticos... continue lendo...




MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

O romance foi publicado em folhetim entre 1852 e 1853. O autor, Manuel Antônio de Almeida, viu sua obra ser editada em livro somente em 1854 (dividida em dois volumes, o segundo publicado em 1855), assinando a autoria apenas como “Um Brasileiro”.

Esta é uma das duas obras do autor filho de português e natural do Rio de Janeiro. Manuel faleceu precocemente aos 30 anos, no ano de 1861 em um naufrágio...




1968. O ANO QUE NÃO TERMINOU, ZUENIR VENTURA

A obra de Zuenir Ventura, lançada em 1988, é na verdade resultado de anos de pesquisa e absorção de climas de uma década intensa de nosso país. De um ano, que segundo o autor, não terminou e trás ecos até os dias atuais.

Ao ler o magnífico texto de Ventura compreendemos uma parte crucial do processo democrático do país. Fica clara a participação....




- A revoada: (O enterro do diabo), Gabriel García Márquez

- Fim, Fernanda Torres