domingo, 3 de abril de 2011

Notas do Subsolo, Fiódor Dostoievski

 O texto do russo Dostoievski é um monólogo forte e denso. Rico de humor sarcástico, o livro mostra o interior de um homem de São Petersburgo, o seu subsolo. Conhecido como o homem do subsolo, o protagonista desse romance desabafa sobre suas fraquezas, sempre as comparando com a humanidade. “Penso até que a melhor definição para o homem é: um ser bípede e ingrato”.

A primeira parte do texto é marcada pelo diálogo mudo entre o narrador e seus imaginários ouvintes. “Tenho, senhores, algumas questões que me atormentam, resolvam-nas para mim”. Ele desabafa toda sua descrença em todos, inclusive nele próprio, em uma narrativa filosófica e negativa.

Na segunda parte do romance o narrador começa a contar algumas situações de seu passado, revelando ao leitor um pouco mais de sua personalidade. “Eu sei, vão me dizer que isso é inverossímil – alguém ser assim tão mal e idiota como eu me mostrei”. Essa parte é assinalada também pela presença de Liza, uma “recém prostituta” que mesmo em um encontro rápido, marca a vida do homem do subsolo.

O livro é de 1864, premissa de duas grandes obras do autor: Crime e Castigo e Os irmãos Karamazov, Dostoievski é considerado um dos maiores entre os romancistas russos. Merece toda nossa atenção!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
PS. Em 1995 houve uma adaptação norte americana de Notas do Subsolo para o cinema (Notes from Underground). Dirigido por Gary Walkow, interpretado por Henry Czerny (o homem do subsolo) o filme não agradou muito a crítica. A adaptação troca o tradicional diário por uma confissão gravada em vídeo.






 IMAGENS:
http://4.bp.blogspot.com/_rReOwJgph8s/TNQgJPHpnyI/AAAAAAAAH5Y/ddQtRV3LugM/s1600/Notas+do+subsolo.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_YuvdCpuKjQM/SwwwTmxpM8I/AAAAAAAAF1c/Vzers-4MOE0/s1600/NOTAS_DO_SUBSOLO_1238181126P.jpg

Um comentário:


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração