quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A revoada: (O enterro do diabo), GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

Nada neste mundo deve ser mais tremendo do que os escombros de um homem.”

Gabriel García Márquez

A revoada é o livro de estreia de Gabriel García Márquez, aos 22 anos o autor já revela a temática que servirá de cerne para sua obra: a solidão. Em A revoada (O enterro do diabo), o autor inicia a apresentação de Macondo, cidade fictícia que será importante marco em sua obra já que é nela que se passa a história que lhe faz conhecido mundialmente; Cem Anos de Solidão, texto publicado doze anos depois de A revoada.

O autor Colombiano, como se sabe, compõem Macondo inspirado em sua cidade natal Aracataca. Na Macondo de Márquez, a areia branca afoga uma cidade usurpada pela usura de uma companhia bananeira e após anos de prosperidade, restam-lhe as cinzas.

Como o título sugere, A revoada conta através de três versões (de um coronel, sua filha e seu neto) o enterro de um homem fadado a solidão. Os personagens relatam de forma alternada 25 anos de uma vida saboreada aquém de laços íntimos de afeto, afrontando um povoado que toma como sua a vida de cada morador. Mas será que existe piedade em Macondo? Ou um homem pode morrer abandonado a própria sorte? Até mesmo o diabo merece um enterro?

fonte da imagem: http://www.record.com.br/images/livros/livro_vUyzrR.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração