domingo, 3 de fevereiro de 2013

Onde andará Dulce Veiga?, Caio Fernando Abreu

 “Cada um vê apenas aquilo que é capaz de ver”



Certo tempo atrás (segundo o site da Folha de S. Paulo, 2011) caiu nas graças dos usuários de uma famosa rede social frases do escritor Caio Fernando Abreu. Claro que frases dele e outras tantas atribuídas a ele, mas que Caio nunca escreveu. De qualquer forma, muito me interessou os trechos que li, pensei de onde foram descolados e qual o contexto que acompanhava as frases de Fernando.

Pois bem, após meses sem procurar uma obra do autor me deparo sem querer com um título publicado pela Saraiva de Bolso e pela editora Nova Fronteira: Onde andará Dulce Veiga? Comprei a idéia e o livro, claro!


O autor gaúcho é contemporâneo, faleceu em 1996. O romance Onde andará Dulce Veiga? Foi publicado em 1990. Romance delicioso que se passa principalmente na cidade de São Paulo. Cercado de mistérios e dramas o texto de Caio prende o leitor que acompanha a história contada por um jornalista sobre a busca por uma famosa cantora, Dulce Veiga, desaparecida há 20 anos.

O protagonista da trama, o jornalista, não tem nome e tenta descobrir o paradeiro da estrela enquanto tropeça na busca pela própria identidade (inclusive sexual). O livro é pronto para o cinema, o leitor vira cada página como quem assiste a cada cena. Segurando o livro nas mãos, mais parece que temos uma pequena tela (hoje em dia um tablet, porque não?) de tão vivo é o texto que podemos “assistir” cada acontecimento. A certa altura da trama o locutor diz: “Levei algum tempo para conseguir lembrar que o número estava anotado do outro lado do papel”, contando à lentidão que lhe causou um certo remédio e a vagareza do texto faz o leitor sentir-se tal qual o protagonista.

Livro indicado pra quem gosta de histórias cosmopolitas que acontece em São Paulo, como poderia acontecer em Nova York, Madrid... Mas acima de tudo Caio escreveu sobre um desejo, neste caso, o de cantar. O livro trás muito mais que frases de efeito para perfis nas redes sociais... Vale a pena ler!

------------------------------------------------->


O romance virou longa metragem em 2008 e foi dirigido por Guilherme de Almeida Prado. Maitê Proença interpreta a cantora Dulce Veiga e Eriberto Leão o jornalista (que no filme ganha o nome de Caio).
Quem ler a edição da Saraiva é agraciado com cartas que o autor escreveu para amigos falando da conclusão do livro. Entre elas, uma carta de 1991 destinada ao cineasta Guilherme de Almeida Prado instigando-o a filmar a obra.




IMAGENS: http://batecabeca.com.br/wp-content/uploads/imgext/foto-2012-11-08-14-39-49--137806174-Batecabeca.jpg
http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/onde-andara-dulce-veiga/onde-andara-dulce-veiga-poster01.jpg

Referências:
1. http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/998348-frases-de-caio-fernando-abreu-viram-febre-nas-redes-sociais.shtml
2. http://www.interfilmes.com/filme_19552_Onde.Andara.Dulce.Veiga.-%28Onde.Andara.Dulce.Veiga.%29.html

Saiba mais:
www.caiofernandoabreu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração