sábado, 25 de dezembro de 2010

1968. O ano que não terminou, Zuenir Ventura

A obra de Zuenir Ventura, lançada em 1988, é na verdade resultado de anos de pesquisa e absorção de climas de uma década intensa de nosso país. De um ano, que segundo o autor, não terminou e trás ecos até os dias atuais.

Ao ler o magnífico texto de Ventura compreendemos uma parte crucial do processo democrático do país. Fica clara a participação dos jovens, intelectuais, artistas e jornalistas da época nesse processo contra a ditadura. O livro concentra-se na efervescência do Rio de Janeiro de 1968 e mostra respeitáveis personalidades públicas atuais envolvidas com a causa, entre eles: Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ziraldo, Clarice Lispector, Milton Nascimento, Oscar Niemeyer e Paulo Autran. Segundo o autor: “Os que viveram intensamente aquele tempo guardam a impressão de que não faziam outra coisa: mais do que fazer amor, mais do que trabalhar, mais do que ler, fazia-se política. Ou melhor, fazia-se tudo achando que estava fazendo política.”

O texto mostra o governo de Costa e Silva e a pressão causada pelo militarismo até culminar no ato institucional AI-5, que se sobrepunha à Constituição de 1967, dando extraordinários poderes ao Presidente da República.


O livro narra um importantíssimo momento de nossa história, bem escrito e buscando apresentar diversos lados, o livro de Zuenir cumpre a sua missão, missão está que o autor define usando Mário de Andrade: “Não devemos servir de exemplo a ninguém. Mas podemos servir de lição”.


IMAGENS:
http://edyande.files.wordpress.com/2008/12/zuenirventura1.jpg
http://www.skoob.com.br/img/livros_new/1/3285/1968_O_ANO_QUE_NAO_TERMINOU_1234847180P.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração