sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida

O romance foi publicado em folhetim entre 1852 e 1853. O autor, Manuel Antônio de Almeida, viu sua obra ser editada em livro somente em 1854 (dividida em dois volumes, o segundo publicado em 1855), assinando a autoria apenas como “Um Brasileiro”.

Esta é uma das duas obras do autor filho de português e natural do Rio de Janeiro. Manuel faleceu precocemente aos 30 anos, no ano de 1861 em um naufrágio, mesmo ano em que publicou sua segunda obra, um drama lírico: Dois Amores.

A obra de Manuel Antonio é narrada em terceira pessoa e o narrador estabelece constante interação com o leitor. O texto faz um recorte da vida da época, mostrando as camadas pobres em sua própria linguagem popular. Seu herói, Leonardo, é um mocinho às avessas, considerado o primeiro malandro nacional. O leitor acompanha sua saga desde seu nascimento até o casamento.

A crônica de costumes de Antonio de Almeida é irônica e debochada, é uma analise da sociedade brasileira, que só teve o devido reconhecimento décadas depois da morte do autor.

Destacam-se nessa narrativa, além do protagonista, o major Vidigal (oficial do reinado), a comadre (madrinha de Leonardo, que tem importante papel na história, pois intercede pelo afilhado quando este se mete em enrascadas), D. Maria e Luisinha (o primeiro amor do rapaz).

Engana-se quem acredita que há extrema dificuldade em ler este clássico da literatura nacional, Memórias de um sargento de milícias, apesar de ser uma obra do século XIX, é recheada de palavras coloquiais que usamos hoje e já eram faladas na época. Talvez uma ou outra palavra seja desconhecida, mas vale a pena recorrer ao dicionário e não se privar de divertir-se com Leonardo e sua turma.

Referência:
ALMEIDA, Manuel Antonio de. Memórias de um sargento de milícias. São Paulo: Ática, 2009.
Edição 32 – série Bom Livro – Apêndice

IMAGEMS:
http://xpress.superpedido.com.br/Imagens/Capas200912/9788508126033.JPG
http://metalibri.wikidot.com/local--files/authors:manuel-antonio-de-almeida/portrait.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração