quinta-feira, 9 de junho de 2011

Verão no Aquário, Lygia Fagundes Telles

Em Verão no Aquário Lygia Fagundes Telles conta a história de Raiza, uma menina fechada em si mesma que trava uma luta interior entre lembranças do passado e as incertezas do futuro.

É no calor escaldante de um longo verão que a ensimesmada Raiza testa seus limites e principalmente os limites de sua mãe Patrícia. Ela acredita que a mãe tem um caso com o jovem André, rapaz por qual julga estar apaixonada.

A garota vive de amores desencontrados e bebedeiras. No entanto, aos poucos vai desejando uma mudança de hábito. Percebe que seus relacionamentos são superficiais e entende que “... a posse sem amor é a mais triste das coisas”.

A trama é narrada em primeira pessoa, o leitor acompanha através de Raiza os passo da mãe, a solidão da tia solteirona e a vida despreocupada da prima. Ao analisar os peixes de estimação da casa, Raiza explica a metáfora de sua vida, se vê como os peixes: presa no aquário. Patrícia é quem dita o caminho das pedras: “E nesse aquário não há luta, filha. Nesse aquário não há vida”.Logo a menina entende que precisa agir rumo ao mar.

Imagem: http://www.livrus.com.br/site/coverimg/8532508820.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração