domingo, 21 de abril de 2013

A inocência do Padre Brown, G.K. Chesterton

“Ás vezes uma pessoa pode fazer o bem sendo a pessoa certa no lugar errado”
Chesterton
 


Gilbert Keith Chesterton é um autor britânico nascido em 1874. Conhecido mundialmente como um escritor cristão, autor de Ortodoxia, Chesterton foi também poeta, narrador, ensaísta, jornalista, historiador, biógrafo, teólogo, filósofo, desenhista e conferencista britânico.

A inocência do Padre Brown (publicado em 1911) reúne 12 contos. É a primeira obra da série de 5 volumes. São histórias que contam a esperteza do padre para desvendar grandes mistérios. Pois como ele mesmo diz em uma delas: “... a sabedoria tem de levar em conta o inesperado”.

Brown não é meramente um detetive. Sua atividade como sacerdote lhe emprega características especiais para desvendar os mistérios e principalmente o criminoso por trás deles. Diferente de outras histórias, o padre detetive de Chesterton perscruta a alma humana e enxerga claramente não apenas os fatos, mas as inclinações que levou o homem à determinada situação.  

Fato interessante na obra é que nas primeiras narrativas o padre converte um esperto golpista, Flambeau, que passa a ser seu amigo e companheiro nos contos seguintes. “Você é meu único amigo no mundo e preciso conversar com você. Ou, talvez, ficar em silêncio com você”.

Leitura recomendada para quem gosta de suspense e de explicações mais profundas sobre o homem e suas motivações.


Referências:
chestertonbrasil.blogspot.com.br
Leia mais:
sociedadechestertonbrasil.org

IMAGEM: http://www.cedet.com.br/capaslivros/AInocenciaDoPadreBrown.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração