sábado, 18 de setembro de 2010

O Primo Basílio, Eça de Queirós


O Primo Basílio é um clássico da literatura mundial. Escrito por Eça de Queirós no século XIX, o livro rasga uma dura crítica pública a uma das instituições mais sólidas da época, o casamento.

A obra narra personagens densos e mesmo tendo como um dos temas principais o adultério, comum em nossas narrativas atuais, ainda surpreende com o desenrolar dos fatos.

Eça escreveu o livro em sua fase realista, é clara a crítica a sociedade lisboeta e ao romantismo. O romantismo é retratado nos folhetins lidos por Luisa que de certa forma a influência no envolvimento com o primo. A narrativa é insistentemente descritiva, rica de detalhes que prometem falar mais sobre os personagens. Ao leitor do século 21 é necessário, além de se despir da banalidade atual do adultério, suportar a polidez cínica da sociedade burguesa. Um olhar mais critico sobre o texto vai fazer perceber que muitos fatos são atingidos pela ironia, aspecto característico nos textos de Eça de Queiros.




Inspirado na produção literária, foi lançado em nosso pais no de 2007 o longa metragem. Dirigido por Daniel Filho e tendo no elenco: Débora Falabella, Fábio Assunção, Reynaldo Gianecchini, Glória Pires, entre outros... O filme retira a história de Eça de seu ambiente original, Lisboa, e transporta para São Paulo. Essa é uma das adaptações, mesmo não prometendo fidelidade ao texto, o filme se mantém fiel às intenções do autor português.




IMAGENS: http://boletim.opiniaoenoticia.com.br/images/O%20Primo%20Basilio.jpg

http://www.univideo.com.br/wp-content/uploads/2007/12/o-primo-basilio.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração