quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Benjamim, Chico Buarque

 
Benjamim Zambraia é o protagonista, escrito por Chico Buarque, que vive o hoje reavaliando o ontem distante. Benjamim é um aposentado modelo fotográfico que vive sua maturidade sob a sombra de um amor da mocidade: Castana Beatriz.

Em tudo ele vê este amor e na narrativa introspectiva e densa, acredita ter encontrado em Ariela Masé uma continuação de sua Castana.

Sua história é um misto do “agora” e de sua câmera interior, que conta o tempo diferente do convencional. “Benjamim não despreza a hipótese de que a razão esteja com as pedras, e que o tempo real corra ao revés do que nós convencionamos computar”. Ele “tem do passado uma impressão nítida, que a atual paisagem mais lhe parece uma reminiscência”.

Se novo amor, Ariela, mesmo distanciando ao decorrer da narrativa de Castana, mostra-se tal qual a verdadeira Castana Beatriz.

O desenrolar dos fatos tem como partida o próprio fim e diante da fuzilaria “Benjamim assistiu ao que já esperava: sua existência projetou-se do inicio ao fim, tal qual um filme, na venda dos olhos”.


Site do autor: www.chicobuarque.com.br

P.S. A história de Benjamim virou longa metragem no ano de 2004. Com direção de Monique Gardenberg, o filme conta com a atuação de Paulo José (Benjamim Zambraia), Cleo Pires (Ariela Masé / Castana Beatriz) e Danton Mello (Benjamim jovem).


IMAGENS:  
http://www.livrariaresposta.com.br/fotos/cia_letras_beijamim.jpg
http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/wp-content/uploads/2010/12/POSTER-Benjamim.jpg



Um comentário:

  1. História interessante. Às vezes, mesmo eu sendo bem mais novo que o Benjamin, também tenho essas sensações de passado nítido/presente, lembrança vaga.

    Mais uma vez, obrigado pela participação no post sobre o aniversário de SP.

    Abraços!!

    Danilo Moreira

    Novo post: O lado escuro da balança
    http://blogpontotres.blogspot.com/2011/01/o-lado-escuro-da-balanca.html

    ResponderExcluir


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração