sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Silêncio dos Amantes, Lya Luft


“... as coisas não ditas haviam crescido como cogumelos venenosos nas paredes do silêncio...”   O que a gente não disse, Lya Luft


O conto é um estilo literário que muito agrada ao leitor. Diversos autores recorrem ao estilo, talvez eles encontrem o mesmo prazer que os leitores ao compor suas obras. Lya fica muito bem quando se entrega a esses fragmentos. Ela sabe como usar a simplicidade de um causo, que por vezes em seu cerne não tem nada de extraordinário, em favor dos personagens e para engrandecer na obra o sentimento, colocando-o acima do acontecimento.

É com essa sensibilidade que Luft apresenta O Silêncio dos Amantes. Amor, perda e paixões se misturam nessa obra que fala das falhas na comunicação em diversos tipos de relação. O volume foi publicado em 2008 e representou seu retorno a ficção. O próprio título nos leva a intuir que há frações inauditas nos contos. Ora a criança de A Presença que silencia sobre sua amiga, ora a esposa de Encontros que não revela suas asas à família.

Lya Luft desenha personagens profundos, por vezes mergulhados numa narração que mais parece conto de fadas, no entanto, a realidade permeia em demasia o texto de Lya e ela fala de traumas, tragédias e dores. É o misto dessa realidade sofrida com a ficção que prende o leitor.


IMAGEM: http://3.bp.blogspot.com/_sw051DKoCbE/TT8CjKvtaKI/AAAAAAAAAbs/8hBxplIpSVw/s1600/lya.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração