domingo, 26 de maio de 2013

Aos vinte e cinco...

"Não creio ser um homem que saiba. Tenho sido sempre um homem que busca..."
Hermann Hesse

Criei o costume de escrever um texto por conta do meu aniversário, uma tentativa de refletir sobre o ontem e o amanhã. Nos últimos anos, assim como em quase tudo que faço, iniciei a tarefa dias antes da data. No entanto, desta vez rabisquei, rascunhei e quase nada saiu. Eu queria escrever sobre o que significa completar 25 anos: medos, alegrias, motivações... Escrevi uns três textos sobre qualquer outra coisa, menos sobre isso... Decide ler os textos soltos e tentar descobrir o que eu estava falando nas entrelinhas e não dizia as claras. Não sei como me sai, mas segue o texto:



Cada fase da vida, cada idade vivida, tem sua magia, sua beleza e seus exercícios. Cada idade é bonita porque cada idade é vida e se bem vivida então... Mais bonita ainda!

Completar 25 anos é, geralmente, ter concluído a faculdade e percebido que as coisas não terminam por ai. Entender que estudo e colocação profissional podem estar próximos, mas nem sempre juntos. Se compararmos então o que gostamos com o que fazemos o abismo pode ser ainda maior. No entanto, vale ressaltar que vida é exercício. Exercício para gostar, para ser constante, e por que não, exercício para largar tudo e fugir. Ter 25 anos é defrontar-se com a estranheza da liberdade, quando sua mãe manda você pra rua um pouco... É não ser mais adolescente e ter que encarar o dia-a-dia com mais maturidade, mais paciência... É ter amizades de 10 anos. É pensar mais sério nas contas a pagar. Começar a preocupar-se, ainda que timidamente, com a solidão... E uma porção de outras coisas, claro, cada um tem os seus aspectos dos 25.

Aos 25 anos Picasso (pintor espanhol inventor do cubismo) já havia se consagrado como artista em Barcelona. Ciência e Caridade, um quadro famoso seu, foi pintado quando ele tinha apenas 16 anos. Jorge Amado, romancista baiano, aos 25 escreveu um dos seus maiores clássicos Capitães da Areia, com 18 anos o autor já havia estreado na literatura com a novela Lenita. Eu aos 25 anos ainda não sei o que quero fazer. Descubro a cada dia que gosto de tantas coisas e tantas outras não se enquadram comigo... Porque temos que escolher uma única coisa para ser quando crescer? Porque temos que logo cedo saber que faculdade fazer, que emprego desejar, quais sonhos sonhar...? Somos tão jovens... Tolkien é conhecido mundialmente por sua obra O Senhor dos Anéis, ou pelo O Hobbit recentemente transformado em longa-metragem. O Hobbit foi publicado pelo autor britânico em 1937, quando ele tinha 45 anos. Um dos pintores mais brilhantes, o holandês Van Gogh, apenas aos 27 anos iniciou sua busca pela pintura (aprendê-la e desenvolvê-la). 

Poderia citar muitos outros, precoces, tardios ou simplesmente no seu tempo, porque na verdade suspeito que em qualquer idade o importante mesmo seja perceber que não existe padrão. Meus 25 anos pode ser diferente dos 25 anos de outras pessoas e é bom que seja assim! É salutar entendermos que estar vivo é aprender independente de quando, é sonhar e agir aos 15, 25 ou aos 70 anos. Em meio a tantas coisas feitas e outras tantas a se fazer – se é que posso fazer um pedido antes de soprar as velhinhas – eu desejo paz e lucidez! Na zorra da alegria ou na eufórica tristeza.


PS. Agradeço por todos que estão na minha vida e me ajudam a ser gente.


IMAGEM: Arquivo pessoal

Um comentário:

  1. Cara, não tenho como evitar o choque de vê-lo falar que está completando hoje 25 anos! Me lembro bem de você falar ontem que tinha feito 15!!! kkkk Quem éramos nós naqueles tempos, não?

    É normal se sentir assim. Olho para meus amigos de colégio, quase todos na mesma faixa de idade que a minha (27/30 anos). Todos namorando, casados e com filhos, formados, trabalhando... E eu solteiro, formado, desempregado e com algumas metas não-cumpridas que eles já cumpriram há tempos.

    Porém, depois de 14 anos, consegui publicar meu primeiro livro. 10 anos após o Ensino Médio, me formei em uma profissão que gosto. E tudo isso depois dos 25, mas cada um foi ao seu tempo certo, não trocaria a época. E diferente de muitos amigos meus, tenho a liberdade necessária para poder correr atrás de muitas coisas que eu talvez não teria se tivesse na mesma situação que eles.

    Em outras palavras, aproveite essa liberdade. Sonhe, planeje, execute, curta. A diferença é que nessa fase, já temos mais discernimento das coisas e uma certa experiência de vida que nos faz pensar mais e agir melhor.

    Felicidades e sucesso!

    Abçs!
    Danilo Moreira

    Acabei de postar no meu blog, quando puder, passa lá :)





    ResponderExcluir


Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem algo a contribuir!

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração